Maricá destaca os serviços odontológicos do município no Dia Mundial da Saúde Bucal
Foto: Katito Carvalho
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, celebra o Dia Mundial da Saúde Bucal (20/03) apresentando os diversos serviços nessa área oferecidos na rede, que vão desde a Atenção Primária à Urgência e Emergência. A porta de entrada para os cuidados odontológicos é a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência do usuário, que atende a sua região de moradia.
Após atendimento pela equipe no local e, caso necessário, a pessoa será encaminhada para um dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados no Boqueirão e em Itaipuaçu.
É importante lembrar que os CEO recebem somente pacientes encaminhados, com agendamentos realizados pela Central de Regulação da cidade. Neles, a população com demandas odontológicas especializadas têm acesso a atendimentos importantes, como cirurgia oral menor, cirurgia bucomaxilofacial, odontopediatria, endodontia, radiologia, ortodontia e estomatologia.
Além disso, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã, são atendidas emergências e urgências odontológicas por livre demanda, 24 horas, sem necessidade de agendamento, um diferencial na Região Metropolitana 2.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o papel dos serviços odontológicos do município e o empenho para qualificá-los ainda mais.
“Qualificar os serviços de saúde bucal do município é um dos compromissos da nossa gestão e estamos nos empenhando nesse sentido. Nas Unidades de Saúde da Família, os moradores contam com atendimentos de rotina nessa área e, caso precisem, são encaminhados aos CEO. Com isso, temos uma rede completa de cuidados, que também conta com a UPA de Inoã para urgências e emergências”, afirmou.
O subsecretário de Saúde, Juliano Oliveira, garantiu que o atendimento especializado também faz a diferença para a saúde bucal dos moradores.
“Os serviços de saúde bucal são essenciais para a população e, em Maricá, oferecemos assistência descentralizada, com USF nos quatro distritos. Para atender às demandas especializadas, a partir de encaminhamento das USF, os CEO são uma referência, com ortodontia, odontopediatria e várias outras especialidades que promovem qualidade de vida”, acrescentou.