9° dia da FLIM 2025 reúne grandes nomes da literatura, música e debate social em Maricá
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou neste sábado (13/09) o nono dia da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que contou com programação diversificada para todas as idades. O penúltimo dia do evento reuniu autores consagrados, músicos renomados e importantes debates sobre literatura, economia solidária, educação e cidadania.
Entre os destaques, estiveram Thalita Rebouças, Jorge Vercillo, Maria Ribeiro, Moreno Veloso, Quito Ribeiro, Faísca e Fumassa, entre outros convidados que marcaram a jornada literária e cultural.
Literatura em foco
Um dos momentos mais aguardados foi o bate-papo com a escritora e jornalista Thalita Rebouças, que lotou a tenda FLIM Jovem. Celebrando seus 25 anos de carreira, ela falou sobre sua trajetória, seus livros e apresentou sua nova obra “Diário de uma garota esquisita”.
“Comemorar meus 25 anos de escritora aqui na Festa Literária de Maricá é um marco. Eu prefiro que meu público leia meus livros do que assistam filmes. O livro exercita a imaginação e trabalha a atenção. Esta última obra é para os adolescentes e também para os responsáveis. É uma fase da vida que todos os pais e mães passam com os filhos”, disse Thalita.
Educação e protagonismo juvenil
Ainda no Papo FLIM, a mesa “Construindo Futuros Sólidos: Desafios e perspectivas nas Políticas de Educação Infantil em tempo integral” trouxe reflexões sobre os avanços e desafios na área. O debate foi mediado por Rosana Gildo, da Universidade de Vassouras, e contou com a participação do secretário de Educação, Rodrigo Moura, e da professora Vânia Carvalho (UFES).
A noite também teve a mesa “Entre Textos e Encontros”, com a presença de Igor Pires, Maria Ribeiro, Pedro Ruas e Adriana Pinheiro, que discutiram sensibilidade e a expressão verbal dos sentimentos.
Durante a programação, a Secretaria de Educação entregou certificados aos estudantes eleitos para o título de “Jovem Secretário 2025”, iniciativa que estimula a participação dos jovens nos processos de decisão escolar e nas políticas públicas educacionais.
Música e artes cênicas
O encerramento da noite ficou por conta do cantor Jorge Vercillo, que emocionou o público com sucessos como “Monalisa”, “Ela une todas as coisas”, “Final Feliz” e “Que Nem Maré”. Antes, a cantora maricaense Moniquinha Ângelo aqueceu o palco.
O dia também contou com o Talk Show reunindo Quito Ribeiro e Moreno Veloso, mediado por Maurício Pacheco, além do bate-papo com os gêmeos Faísca e Fumassa, que compartilharam experiências de vida, superação e carreira artística.
Programação para crianças
A Flimzinha garantiu diversão para os pequenos com o show dos Aliens Ninjas, atividades lúdicas de pintura facial, teatro e contação de histórias com o grupo Malas Portam.
Encerramento neste domingo
A FLIM 2025 encerra neste domingo (14/09) com uma programação intensa que inclui palestras, debates, atividades infantis e a aguardada mesa com a homenageada Conceição Evaristo, mediada pela jornalista Flávia Oliveira. À noite, a cantora Mari Fernandez fecha o evento com grandes sucessos do sertanejo.